O voto faz com as pessoas desinteressadas por política também votem, e esses eleitores maioria, que acabam anulando o voto da minoria politizada, cidadãos que estão sempre procurando se inteirar da situação política e econômica.
O povo não tem a sensibilidade de perceber o quando o voto causa influencia na vida social e familiar, estão. Adormecidos pelos instrumentos de manipulação em massa.
Exemplos: Mídia, novelas, futebol e as religiões.
O povo iludido quer receber benefícios imediatos eles têm o entendimento equivocado da função dos políticos, São inocentes e tem esperanças que quaisquer promessas os satisfazem. Não analisam se as propostas são realmente viáveis, mas não são culpados e sim vitimas do sistema elaborado para que continue sem capacidade de compreensão, que é conseqüência do baixo investimento em educação.
Precisamos concretizar de forma efetiva a democracia exigindo nosso direito de escolha e liberdade de expressão.
3 comentários:
Concordo plenamente, principalmente quando vc. diz que o voto inconsciente anula o voto consciente. Enquanto o voto for obrigatório e a nossa população carente e sem acesso a informação, educação, etc. for em maior número, isso lamentavelmente ocorrerá...
Além disso, se vivemos num regime democrático, nada mais democrático do que o eleitor decidir se quer votar ou não!
ABAIXO O VOTO OBRIGATÓRIO!!!
Este comentário é de Adriano
Lira Santiago.
Esse e um dos temas que agride literalmente a palavra "DeMoCrAcIa", simplesmente porque o governo castra o nosso direito quando entendemos perfeitamente o significado e ao mesmo tempo não podemos desfrutar da sensação. Gostaria sim de ter meu direito respeitado como cidadão brasileiro com muito orgulho! Mas ainda existi ditadura so estar maquiada, porque seu eu não votar e não justificar o meu voto o governo com mão de ferro incorrerá em multa imposta pelo Juiz Eleitoral, não poderei inscrever-me em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, seu Título será cancelado. Lamentável! (Adriano Santiago)
O meu keyboard e diferente e por isso as palavras nao tem acento, desculpe, rss.
Concordo com o que a Jane escreveu. Eu nunca tive Politica como materia quando estudava e hoje, quando vejo meu filho que esta na quarta serie tendo Politica como materia (alias ele tem Politica como materia desde a primeira serie), me admiro com o ensino americano - nao que seja perfeito, mas eles tentam passar informacao ao povo muito mais do que ai no Brasil. E mais, aqui, o cidadao nao e obrigado a votar; o que eles ensinam e que voto e um direito e que devemos exercitar esse direito de maneira consciente. Tudo comeca pela educacao - ela e o alicerce de um pais. E muito mais facil para politicos corruptos governarem um pais que a maioria nao e educada do que um pais de pessoas academicamente educadas. E muito mais dificil "enrolar" uma pessoa educada do que uma pessoa que nao e educada e que mau sabe o significado da palavra corrupcao. Politicos tiram muita vantagem de pessoas simples e humildes pela falta de educacao e informacao que elas tem.
Voces ja viram o quanto a constituicao brasileira e grande?? Ai eu pergunto: quantos brasileiros sabem da existencia da nossa constituicao??
Acho que se brasileiros parassem de assistir novela e futebol e prestassem mais atencao a politica do nosso pais, muita coisa melhoraria, mesmo porque a desculpa que todos usam e "e assim mesmo" - nao e assim mesmo nao porque quando brasileiros aprenderem o poder que eles tem nas maos, e se educarem, dai sim havera uma mudanca, e essa mudanca pode comecar pelo fim do voto obrigatorio.
Postar um comentário